Saúde

Plano Diretor de Reestruturação Física
Hospital e Maternidade PUC Campinas
(Participação)
Objetivos do Plano Diretor: Definição de Diretrizes Globais (Arquitetura e Instalações); Priorização de ações de curto, médio e longo prazo; Definição das Etapas de Implementação; Adequação a mudanças (flexibilidade e dinamismo); Planejamento de crescimento.
Metodologia de trabalho utilizada:
Levantamento de Dados - Levantamento físico; Levantamento de requisitos (questionários e entrevistas com os gestores e funcionários de cada área); Levantamento de documentos referenciais (Planejamento Estratégico, Plano de Marketing, Manual de Acreditação, Relatório de Classificação Unimed, Normas e Legislações).
Diagnóstico - Síntese dos dados principais levantados; Hipóteses de Ações Corretivas; Análise de cada Ambiente Funcional.
Proposições - Desenvolvimento das propostas; Desenvolvimento de Projetos específicos; Implementação; Revisão e atualização do Plano.
Área construída do Hospital e Maternidade: 26.000,00m²
Ano: 2006
Reforma / Ampliação para Reforma das Unidade de Pronto Atendimento (Particular e Convênios)
Hospital e Maternidade Puc Campinas
Reforma com ampliação de área física para a unidade de Pronto Atendimento (Particular e Convênios) do Hospital e Maternidade PUC Campinas.
O projeto seguiu todas as diretrizes da legislação RDC 50/2002 do Ministério da Saúde que regulamenta o planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.
A unidade é composta por: Sala de espera com capacidade para 24 pessoas; Sala de coleta para exames laboratoriais; Sala de inalação; Quartos de internação separados por sexo e com banheiros exclusivos; 5 consultórios, sendo 1 exclusivo para ortopedia; Posto de enfermagem; Sala para atendimento de urgência e respectivos ambientes de apoio.
A unidade está estrategicamente localizada, ao lado da recepção principal do hospital e com acesso direto da ambulância para a sala de urgência.
Área de intervenção: 300,00m²
Ano: 2004/2005
Adequação com ampliação de área física para instalação de mais 02 equipamentos: Ressonância Magnética e Tomografia com seus respectivos ambientes de apoio (Sala de Equipamentos e Sala de Comando da Ressonância Magnética, Sala de Comando da Tomografia, Indução Anestésica e Recuperação com Posto de Enfermagem, Vestiários) e Sala de Ultrassom com sanitário.
Principais serviços projetados / executados: Reforço estrutural da laje; Piso elevado na Sala de Equipamentos da Ressonância Magnética; Itens de proteção radiológica para a Sala de Tomografia: massa baritada, vidro plumbífero, porta com lâminas de chumbo e laudo físico; Instalações de elétrica, lógica, lógica especial (rede Pacs) e de aterramento; Instalações hidrossanitárias e de gases medicinais; Instalações mecânicas: sistema de ar condicionado com renovação de ar e exaustão (gás Hélio da Sala da Ressonância Magnética); Chaminé (exaustão gás Hélio da Sala da Ressonância Magnética); Casa de máquinas para o sistema de ar condicionado; Blindagem da Sala de Exames da Ressonância Magnética (“Gaiola de Faraday”); Armário de bobinas, cortinas e acessórios sanitários.
Área de intervenção: 180,00m²
Ano: 2006
Ampliação da área do Setor de Diagnóstico por Imagem
(Ressonância Magnética e Tomografia)
Hospital e Maternidade PUC Campinas.
Elaboração de Projeto de Arquitetura e demais documentos técnicos complementares referente a reforma das unidades de Pronto Socorro (Adulto, Infantil e Psiquiátrico), em conformidade com as normas vigentes, para envio ao Ministério da Saúde.
O projeto foi idealizado visando a modernização das instalações físicas atuais, proporcionando melhores condições de trabalho aos profissionais desta Unidade Funcional, como também um melhor acolhimento e atendimento aos pacientes.
Seguiu as diretrizes do QualiSUS - Política de Qualificação da Atenção à Saúde, valorizando o fácil acesso, layout adequado e funcional para a classificação de riscos (priorização das Emergências), acolhimento aos pacientes, organização dos serviços e fluxos por grau de gravidade, sistema de sinalização indicativa e orientativa de forma clara e legível.
Os acessos foram divididos em três eixos distintos: Urgência Adulto (Eixo Azul), Urgência Infantil (Eixo Azul) e Emergência (Eixo vermelho).
Os fluxos também foram bem segregados, de modo a não existir conflito entre pacientes graves e menos graves, pacientes adultos e crianças. E as áreas de apoio estão dispostas no centro dos Prontos-Socorros Adulto e Infantil de modo a atender com eficiência todas as Unidades.
Os espaços foram setorizados seguindo os critérios norteadores do QualiSUS: O Eixo vermelho constituído da Emergência, Retaguarda e Observação e o Eixo Azul constituído das áreas destinadas a Acolhimento, Classificação de Risco, Consultórios e Procedimentos médicos e de enfermagem.
Área de intervenção: 1.200,00m²
Ano: 2006
Elaboração de documentação técnica para reforma das unidades de Pronto Socorro Hospital e Maternidade PUC Campinas.
Consultório médico
em Indaiatuba-SP
Construção de novo edifício para atendimento das necessidades didático pedagógicas da Faculdade de Medicina Veterinária da PUC Campinas. O Hospital também foi projetado para atender os animais da comunidade local e população em geral, no intuito de favorecer a formação e aprimoramento de novos profissionais na área veterinária.
A edificação contempla áreas de atendimento clínico para animais de pequeno e grande porte, centro cirúrgico, central de esterilização de materiais, laboratório de análises clínicas, serviços de diagnóstico por imagem, laboratório de patologia / necropsia, canil / gatil e serviços relacionados a reprodução animal. Como áreas de apoio, o empreendimento possui gerador de emergência que atende 100% da capacidade e central de gases medicinais (oxigênio, ar medicinal e vácuo clínico).
Área construída: 1.700,00m²
Ano: 2018/2019






